terça-feira, 31 de maio de 2011

Um dia para recordar...


Há dias que ficam na memória.
Este sábado foi um deles. Este jogo entre A.R.T. e Sassoeiros tinha tudo para ser mais um. Não foi. Pelo menos para os elementos do A.R.T.. A receita foi simples: Sr. Zé, Marcelo, 8 atletas, 3 deles guarda-redes, companheirismo, capacidade de sacrificio e concentração. Com isto aconteceu um “para sempre”.
Mas começemos pelo principio.
O A.R.T. apresentou-se bastante desfalcado. Eram vários os atletas indisponíveis pelas mais variadas razões para este jogo, destacando-se a ausência dos pontas-esquerdas. Desta forma foram os guarda-redes Paulo Contente e Paulo Silva que fizeram à vez a posição de ponta-esquerda e ponta direita.
Por sua vez o FC. Sassoeiros apresentou-se na sua máxima força e com os seus atletas motivados para tentarem a primeira vitória da época sobre o A.R.T.
Não é novidade para ninguém que os jogos entre ambas as equipas são sempre bastante emotivos e motivados por uma rivalidade saudável que proporciona sempre bons momentos de andebol quer para quem observa, quer para quem joga. Este jogo não foi diferente. Começou a grande velocidade mas com várias falhas do ataque de ambos os lados que parecia não querer carburar sobretudo devido à defesa agressiva que tipicamente as equipas usam. No entanto a estratégia do A.R.T. era simples, defender bem e contra-atacar sempre que possível, quer em ataque directo ou apoiado. Esta estratégia veio a revelar-se acertada. Desde o minuto 5 que o resultado disparou para uma vantagem de pelo menos 4 golos e assim se manteve até perto do final da primeira parte. Como seria de esperar, a equipa do A.R.T. ressentiu-se fisicamente e o Sassoeiros (com mérito) levou para o intervalo uma desvantagem de apenas um golo (10-9).
Para a segunda parte esperavam-se grandes dificuldades a nível fisico uma vez que as opções no banco do A.R.T. eram praticamente inexistentes (apenas um guarda-redes adaptado a jogador de campo).  A estratégia passava por fazer uma defesa agressiva, contra- ataque directo sobretudo pelo lado direito, deixar o contra-ataque apoiado para momentos de vantagem numérica e sobretudo fazer ataques organizados aproveitando ao máximo o “tempo de ataque” permitindo à equipa descansar enquanto na pose de bola. Felizmente todos estes pressupostos resultaram e rapidamente a vantagem no marcador foi colocada em 5 golos tendo inclusivé em alguns momentos sido maior. As dificuldades fisicas acabaram por ser superadas e no final o resultado de 24-17 era justissimo para o A.R.T..
Notas positivas:
1)      Entreajuda e companheirismo quase sem limite dos atletas do A.R.t. onde os guarda-redes tiveram um papel importantissimo sobretudo a defender.
2)      A saudável rivalidade existente entre ambas as equipas que permitiu um jogo duro mas leal com contacto fisico “à antiga”.
3)      A boa atitude da equipa do Sassoeiros e dos 2 jogadores juniores que dão qualidade ao plantel.
4)      Um arbitragem competente que deixou jogar e que libertou os atletas para um bom espectáculo.

Notas negativas:
Nada a assinalar. 

 Texto de Filipe Henriques relativo à 4ª Jornada do torneio de Encerramento da A.A.L

Referir que na 3ª Jornada desta mesma competição o ART venceu o Vulcanense por expressivos 32- 20
Na 4ª Jornada a ART perdeu no terreno do CR Bairro de Janeiro em mais um jogo bastante emotivo por 24-20.




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Escalões de Formação do ART.

No passado dia 10/04/2011 promovemos no Pav. do Lumiar o 1º encontro de Minis de 5 do ART na época 2010/2011, que contou com cerca de 40 atletas dos clubes A.A. Amadora, G.C. Odivelas, ART “A” e ART “B”.
Foi uma grande festa que correu muito bem e os pequenos atletas ficaram radiantes.


E no dia 15/05/2011 realizamos no Pav. do Lumiar outro encontro de minis mais agora de 7.
Contamos também com aproximadamente 30 atletas dos clubes CCR/CCR, NAF Passos Manuela e o ART.
 
Apos os jogos fomos com os nossos pequenos atletas para o parque das Quinta das Conchas onde almoçamos.
    

Por volta das 15h os levamos ao centro comercial Colombo para se divertirem.


E as 17h fomos para o Pav. da Luz para ver o jogo do Benfica na final da Taça da Europa.


Grande dia com muitas alegrias e diversão para os nossos pequenos atletas. 

Marcelo Rodrigues

Cada vez mais uma Equipa!

Depois do fim de um campeonato em que garantimos um bastante saboroso Vice-Campeonato, as nossas atenções viraram-se para o Torneio de Encerramento e para a Meia-Final da Taça da A.A.L. Os nossos objectivos neste momento passam por vencer ambas as competições e assim culminar da melhor forma uma época que apesar de tudo foi bastante positiva.

02/05/2011 - 1ª jornada do Torneio de Encerramento Adversário : UJ Alverca

Na 1ª jornada do Torneio de Encerramento fomos a Alverca defrontar a equipa local, uma equipa que já conhecemos bastante bem. Foi um jogo sem grande história. Desde o início da partida que ganhámos uma vantagem bastante confortável de 9/10 golos, que foi sendo gerida culminando num 32-26. Neste jogo é importante destacar os 10 golos de Vitor Duarte e Filipe Henriques. 3 pontos na saca e uma equipa motivada para disputar a meia final da Taça A.A.L

03/05/2011 - Meia-Final da Taça A.A.L Adversário : CF Sassoeiros

Exactamente! Adata aqui acima não está errada, disputámos a meia final da Taça menos de 24 horas depois do jogo em Alverca. Se a maior parte das pessoas poderia pensar que isso seria uma desvantagem, tal facto foi interpretado pela equipa como um factor motivacional e como uma forma de dar seguimento ao bom trabalho da véspera. Este era para nós um dos grandes jogos da época, já que estava em disputa a presença numa final. Mais uma vez uma equipa concentradíssima na defesa (com um gigante Hugo Raposo na baliza) e com uma eficácia a roçar os 100% na altura de rematar à baliza, cedo disparou para uma vantagem que ao intervalo já era de 6 golos (12-6). Na 2ª parte a atitude continuou a ser de massacre ao adversário, chegando a nossa vantagem a cifrar-se nos 15 golos de diferença. Os ultimos 10 minutos foram de descompressão e a equipa do Sassoeiros aproveitou para reduzir a desvantagem que acabou em 10 golos diferença (30-20).

Desta forma, o objectivo Final da TAÇA A.A.L foi alcançado. Dia 10 de Junho no Pav. F. Tavares marcamos encontro com os nossos "arqui-rivais" do Bairro de Janeiro na esperança de não só lhes retirar a invencibilidade como também com a intenção de trazer para o Lumiar um troféu muito importante.

Ficha de Jogo 1ª Jornada T. Encerramento vs UJ Alverca

Ficha de Jogo Meia-Final da Taça A.A.L